Blog

8 ago 2014

Piso porcelanato para todos os ambientes

imagem-wd-2

O porcelanato vem ganhando a preferência de compra nos últimos anos. Um dos motivos é sua grande resistência e durabilidade. Na produção do porcelanato são utilizados materiais nobres como o feldspato (mineral composto por rochas) e porcelana queimados a uma temperatura superior a 1200 graus celsius. O resultado é um material denso, vitrificado e muito resistente.

É possível encontrar porcelanatos que imitam madeira, pedra, papel de parede, mosaicos e até ladrilhos. As cores também tem sido uma das tendências no mercado, fugindo do padrão branco ou bege e destacando os coloridos como o vermelho, amarelo e azul.

Comparado a outros pisos, o porcelanato é o menos poroso, ou seja, a absorção de água é quase nula e é mais resistente a impactos devido a sua maior dureza. Sua aplicação pode ser feita em qualquer ambiente e a manutenção costuma ser bem fácil.

Conheça abaixo os diversos modelos e os mais indicados para cada ambiente.

Tipos de porcelanatos e acabamentos

Existem diversos tipos de porcelanatos, sendo os polidos e esmaltados os mais conhecidos. O polido é a versão mais difundida entre todos os modelos. É extremamente liso e pode durar anos com pouca manutenção. É bastante indicado para ambientes internos como salas, corredores e quartos.

Já os esmaltados são mais versáteis, podem ser lisos, ásperos, brilhantes ou mate opaco. São ideais para áreas como quartos, cozinhas, banheiros, salas e escritórios dependendo do projeto e preferência.

Outro tipo bem conhecido é o porcelanato rústico, perfeito para áreas externas, úmidas e com bastante circulação de pessoas, por sua característica antiderrapante. As áreas indicadas são banheiros, churrasqueiras e varandas.

Os porcelanatos também são nomeados de acordo com o tipo de acabamento. Os mais comuns são o porcelanato retificado e bold.

O porcelanato retificado contém um acabamento lateral reto. É interessante, pois o rejunte é mínimo (no máximo 1,5mm), o que facilita a limpeza, sem necessidade de muitos retoques, além da beleza, pois o rejuntamento quase some, destacando somente o porcelanato.

O bold ou também chamado de tradicional, possui um espaçamento maior do que o retificado (por volta de 3mm), deixando o rejunte mais aparente. As peças apresentam um arredondamento nas bordas, por isso as laterais não são tão precisas quanto as peças retificadas.

Classificando o porcelanato pelo PEI

Somente o porcelanato esmaltado possui o PEI (resistência ao desgaste) que varia de 0 a 5 (sendo 0 resistência muito baixa e 5 resistência alta). Para fazer a escolha certa é preciso verificar a finalidade do uso.

Para paredes, a escolha do menor índice (0) é indicada. Agora se o intuito for revestir banheiros é interessante optar por um produto com PEI a partir de 2. Em áreas de bastante fluxo, onde pessoas trafegam constantemente, o ideal é PEI 4 ou 5. Para ter certeza das informações, na hora da compra confira as informações sobre o índice do PEI na embalagem do produto.

O porcelanato polido não possui PEI por ser produzido em uma massa única já com a cor da estampa, pois por maior que seja o desgaste sempre terá a mesma cor.

Dicas importantes

– Para assentar o piso utilize rejunte e argamassa específica para porcelanato. Pela menor porosidade do porcelanato, a argamassa tem que ter uma capacidade colante maior do que para cerâmica comum.

– Compre 10% a mais para os assentamentos retos e 15% a mais para assentamentos na diagonal devido os recortes durante o assentamento e para uma sobra para manutenções futuras devido a tonalidade dos produtos.

– A limpeza diária deve ser feita com uma vassoura ou aspirador de pó. Passe um pano umedecido em detergente neutro e finalize com um pano seco;

– Para limpeza mais pesada, alguns fabricantes oferecem produtos específicos;

– Não utilize solventes, produtos ácidos e alcalinos. Palha de aço e esponja áspera devem ser evitados.

Devido a grande procura pelo porcelanato, é fácil encontrar variações de cores e alusões a outros revestimentos. Com o tempo esse revestimento vem ficando mais atraente e acessível sem perder o ar sofisticado e moderno. Combine o piso em casa e veja a diferença!

Fonte: Leroy Merlin

Faça seu comentário

Voltar