Blog

28 ago 2014

A Iluminação Ideal para o seu ambiente

Investir em uma iluminação natural para a casa traz inúmeras vantagens não só ao nosso bem-estar, mas também ao bolso e ao planeta.

Para facilitar sua vida na hora da reforma, separamos algumas dicas para facilitar na hora de encontrar a iluminação ideal para o seu ambiente. Elas vão te ajudar a melhorar a luminosidade natural da sua casa, deixando seus ambientes ainda mais bonitos e cheios de vida.

As claraboias, por exemplo, são aberturas existentes nas partes superiores das casas e edifícios que possibilitam uma melhor iluminação e ventilação. Elas podem ser de diversos tipos e formas, e feitas com vidro, plásticos e metais.

São bastante usadas em shoppings e grandes edifícios, porém são bastante indicadas para casas, configurando-se como uma solução simples para economizar energia, além de agregar elegância e beleza. O vidro leitoso ou jateado são os mais indicados para diminuir o calor.

claraboia_1

O tijolo de vidro é outro material bastante utilizado, que apresenta inúmeras vantagens, pois dá segurança, já que é composto de vidro laminado e temperado, material que revela a sinuosidade dos objetos, e não é transparente. Pode ser aplicado internamente, como grandes paredes de vidro em escadarias valorizando-as, em divisórias entre banheira e box, ou nos ambientes externos, como em fachadas.

Já a “Bay Window” é projetada para fora da construção e inspirada na arquitetura vitoriana. Nos espaços onde são instaladas criam a ilusão de amplitude por aumentar a entrada de luz natural.

Uma alternativa utilizada em residências é a construção de um jardim interno, pois através dele cria-se um ambiente que facilita a captação de luz. A intenção é não cobrir o local para favorecer a ventilação e abastecimento natural para a vegetação. Portas de vidro devem fechar este ambiente verticalmente.

Para complementar, analise bem seu ambiente, principalmente dimensões e funcionalidade, e finalize com a escolha das lâmpadas mais indicadas. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes, que são mais duráveis e econômicas.

Fonte: Dicas para Decorar

Faça seu comentário

Voltar